BRASILECONOMIA

País em colapso: 70% dos brasileiros perderam renda no governo Bolsonaro

Inflação nas alturas e desemprego levaram a piora nas condições econômicas da maior parte da população. Administração federal fica inerte, não propõe soluções e patina.

Um estudo realizado pelo economista Daniel Duque, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do cruzamento de dados estatísticos de vários indicadores, mostrou que 70% dos brasileiros perderam renda nos últimos dois anos, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Num país já combalido pelo fortíssimo desemprego, a inflação, que atingiu nível histórico desde a implantação do real, em 1994, foi a grande vilã e comprometeu o poder de compra dos brasileiros. O quadro tem se agravado nos últimos 90 dias, uma vez que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho, em 8,35%, que considera o acumulado em 12 meses, atingiu agora 10,25%.

Impacto paradoxal na pirâmide social

“Os mais ricos consomem mais serviços e menos alimentos e acabam tendo uma inflação menor. Infelizmente, a tendência é só piorar com a aceleração da inflação, com grande perda de consumo das camadas mais vulneráveis”, explicou Duque.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo