Orquestra Sinfônica Municipal faz novo concerto com Rucker Bezerra como solista
Mozart, Clóvis Pereira, Guerra-Peixe e Brahms. O programa do segundo concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa terá obras desses autores, neste sábado (9), a partir das 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, obra anexa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe. A entrada é gratuita.
Com regência do maestro e diretor artístico Laércio Sinhorelli Diniz, a apresentação terá “Mourão” (Clóvis Pereira/César Guerra-Peixe) e “Sinfonia 41 em Dó Maior K551” (W. A. Mozart). Também será executado o “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77” (J. Brahms), com o violinista Rucker Bezerra como solista.
As apresentações são resultado de parceria entre o Centro Cultural Ariano Suassuna, firmada entre Artur Cunha Lima (presidente do TCE-PB), Flavio Sátiro Filho (diretor do Centro Cultural) e Mauricio Burity (diretor da Funjope).
Três obras – Clóvis Pereira – autor de “Mourão” – é um dos poucos brasileiros a ter seu nome incluído na “Who is Who In Music” (Quem é Quem na Música), enciclopédia musical britânica que destaca a vida e a obra dos músicos mais notórios do planeta. Ele é um dos grandes nomes do Movimento Armorial (que celebrou 50 anos em 2015), juntamente com Cussy de Almeida e Ariano Suassuna.
Conforme programação anunciada pelo maestro Sinhorelli, haverá uma apresentação por mês até o final deste ano e todas elas homenagearão o maestro pernambucano Clóvis Pereira, que esteve presente na abertura dessa temporada, mês passado.
Após a apresentação de “Mourão”, a orquestra mostrará o “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77”, de Brahms. Composto em 1878, teve a recusa de diversos violinistas que classificaram a obra como ‘contra o violino’ e diziam ser ‘intocável’. Como Rucker Bezerra não pensa dessa forma, ele será o solista da noite deste sábado, sem se preocupar com o solo de oboé que já foi um calo de ciúmes para muitos músicos.
A “Sinfonia nº 41”, em dó maior, também conhecida por “Júpiter” encerrará noite de concerto. Essa foi a última sinfonia composta por Mozart, autor que combina o rigor da técnica do contraponto, característico do período barroco, com uma linguagem inovadora.
A Orquestra – A Orquestra Sinfônica de João Pessoa – criada em novembro de 2013 – teve sua grande estreia junto ao público no I Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa.
A Orquestra Sinfônica de João Pessoa incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.
O maestro – O carioca Laércio Diniz começou a sua carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.
Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em Português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como os mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco, Diniz assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.
Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra.“Para 2014, agendamos uma turnê com a Camerata Nova Holandano interior daquele país e em Amsterdã”, disse. Em junho, gravará na Alemanha um CD com a Orquestra Norddeutche Philharmonie e a pianista ucraniana Anna Fedorova. Incansável, já prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.
Programa:
- Clóvis Pereira: “Mourão”
- J. Brahms: “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77” (solista Rucker Bezerra)
- W.A.Mozart: “Sinfonia 41 em Dó Maior K551”
Serviço:
Segundo Concerto da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Data: sábado (9)
Horário: 18h
Local: auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB)
Entrada gratuita
Secom/JP