Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresenta nesta quinta-feira com premiada violinista Gabriela Queiroz

Gabriela QueirozA Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresenta, nesta quinta-feira (7), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O concerto será regido por Luiz Carlos Durier, maestro titular da OSPB e vai contar com a premiada violinista da OSB, Gabriela Queiroz. O repertório traz de ópera a Villa-Lobos. O evento começa às 20h30 e os ingressos custam R$ 2 (meia-entrada) e R$ 4 (inteiro). A bilheteria abre com uma hora de antecedência.

A obra escolhida para abrir o terceiro concerto oficial da OSPB é a abertura da ópera “A Princesa Amarela”, de Camile Saint Saens (1835-1921). Em seguida, o programa traz solo de Gabriela Queiroz ao violino tocando obra de Dimitri Kabalevsky (1904-1987), “Concerto para Violino em Dó Maior, Op. 48”, em “Allegro molto e con brio”, “Andantino cantábile” e “Vivace giocoso”.

Para fechar a noite, a Orquestra tocará, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), a conhecida obra “Bachianas Brasileiras n. 7”, em “Prelúdio” (Ponteio), “Giga” (Quadrilha Caipira), “Toccata” (Desafio) e “Fuga” (Conversa).

Gabriela Queiroz (violinista) –  É professora de violino na UFRJ. Integra a Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2003 e já atuou como solista nas Orquestras Sinfônicas da Bahia, do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Apresentou-se na Igreja San Luzi em Zuoz (Suíça, 2005) obtendo crítica no Engadiner Post. Lecionou nos festivais de Domingos Martins (ES) e São Brás (MG).

Foi aluna de Ademar Rocha, Yerko Pinto e Daniel Guedes. Bacharel pelo Conservatório Brasileiro de Música, ganhou em 2006 uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento com Marcelo Guerchfeld. Teve aulas com Sydney Harth (EUA), Jean Lenert (França), Charles Stegeman (EUA) e Ori Kam (Israel). Estudou também com Patinka Kopec em Nova York e Detlef Hahn em Londres. Venceu os concursos Jovens Instrumentistas de Piracicaba (2001), Jovens Solistas da OSBA (2003 e 2006) e o de FURNAS – Geração Musical.

Luiz Carlos Durier (regente) –  Natural de João Pessoa – Paraíba, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência, artistas populares com a OSPB e OSJPB em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Secom/PB

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo