Orkut voltou? Fãs da rede social descobrem app na loja do Google
Quem acessou o Play Store na madrugada deste sábado (7) viu no “cardápio” a rede social mais queridinha do início dos anos 2000: o Orkut. O aplicativo foi recriado por saudosistas que tentaram durante algumas horas “ressuscitar” a ferramenta, famosa pelos scraps, depoimentos e comunidades. O Orkut estava fora do ar desde 2014, quando o Google, dono do sistema, resolveu acabar com a rede.
O assunto entrou para os trending topics do Twitter, com usuários comemorando a “volta” da rede. Mas, que pena, era pegadinha… Tratava-se apenas de uma espécie de “homenagem”. Quem fez o cadastro e baixou o aplicativo, deu de cara com a seguinte mensagem:
“Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”.
Segundo os dados da Google Play, o “novo Orkut” foi baixado em mais de 50 000 aparelhos e tem 309 avaliações de usuários que se cadastraram no app. Na tarde do sábado (7), o aplicativo já estava fora do ar.
Especialistas acreditam que tudo foi uma estratégia para captarem dados de usuários. E alertam que não vale a pena trocar a privacidade pelo saudosismo.
nem lady gaga e nem demi lovato
o maior comeback desse ano foi o do orkut pic.twitter.com/2mCsFlTyqT
— ↳?????☆ (@wildsabins) March 7, 2020
Já que eu acordei e tão falando que o #Orkut “voltou” vou baixar né kkkkk pic.twitter.com/sBT7owK8Ov
— Karen Sabrina (@karensabrinan) March 7, 2020
Já que eu acordei e tão falando que o #Orkut “voltou” vou baixar né kkkkk pic.twitter.com/sBT7owK8Ov
— Karen Sabrina (@karensabrinan) March 7, 2020
Orkut voltou
Expectativa / Realidade pic.twitter.com/UDL40jn7vh
— Carlo GC Colliselli (@CarloColliselli) March 7, 2020