Operação policial desarticula esquema de fraudes contra Nubank na Paraíba e no Rio de Janeiro
A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com policiais do Rio de Janeiro, deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Elo Fraco, visando desarticular uma quadrilha suspeita de fraudes eletrônicas contra bancos. A investigação, conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Patos, aponta um prejuízo estimado em R$ 200 mil apenas ao Nubank, com a possibilidade de que outras instituições bancárias também tenham sido vítimas do grupo.
A operação envolveu o cumprimento de 19 mandados de prisão e mais de 30 mandados de busca e apreensão nas cidades paraibanas de Patos, Campina Grande, Santa Rita, Ingá e Puxinanã, além do Rio de Janeiro e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a Central de Polícia Civil, onde aguardam audiência de custódia.
Os integrantes da quadrilha são investigados por crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsa comunicação de crime e organização criminosa. As autoridades acreditam que o valor total dos prejuízos causados pelo grupo pode ser significativamente maior, dado o potencial envolvimento em fraudes contra outras instituições financeiras.
A operação contou com a participação de policiais das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Superintendências da Polícia Civil da Paraíba, além do Núcleo de Inteligência e de agentes do Rio de Janeiro.
DiarioPB com informações do WScom