MUNDO

ONU considera os ataques de Israel à capital do Iemen “especialmente alarmantes”

Israel continua ataques à capital iemenita, atingindo civis

Na última quinta-feira (26), o secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu como “especialmente alarmante” a recente série de ataques lançados por Israel contra o aeroporto de Sana’a, capital do Iêmen, bem como contra vários portos e infraestruturas elétricas do país.

Numa declaração transmitida pela sua porta-voz adjunta, Stéphanie Tremblay, Guterres condenou a escalada das tensões entre Israel e os Houthis do Iêmen, concentrando-se nos ataques de quinta-feira que deixaram seis pessoas mortas.

Os bombardeios em portos e aeroportos representam uma séria ameaça às operações humanitárias no Iêmen, onde milhões de pessoas dependem de ajuda vital num país que enfrenta não só uma das piores crises humanitárias do mundo, mas também a mais pobre do mundo árabe e que sofreu uma crise devastadora em uma guerra civil durante mais de uma década.

Lamento a recente escalada entre o Iêmen e Israel e continuo profundamente preocupado com o risco de uma nova escalada na região.

Guterres sublinhou que “a legalidade internacional, incluindo as leis humanitárias, deve ser sempre respeitada” e apelou ao “respeito e proteção dos cidadãos e das infraestruturas civis”. Além disso, sublinhou que “o pessoal humanitário não deve ser alvo de ataques, mas sim ser respeitado e protegido”.

Vale lembrar que Israel é especialista na realização de ataques a alvos civis e a pessoal de proteção internacional.

Destaca-se neste caso que, no momento do ataque israelense, o aeroporto de Sana’a acolhia uma delegação da Organização Mundial de Saúde (OMS), chefiada pelo seu diretor, Tedros Ghebreyesus, que saiu ileso. Um membro de sua equipe ficou ferido.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Estado sionista continuará os seus ataques no Iêmen “até que a tarefa seja concluída” de neutralizar os Houthis, a quem descreveu como “o braço terrorista do Irã”.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo