GERAL

ONU anuncia acordo para troca de prisioneiros no Iêmen

ONU anuncia acordo para troca de prisioneiros no IêmenO enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, Martin Griffiths, anunciou nesta quinta-feira um acordo para o troca de prisioneiros entre os dois lados que se enfrentam no país, em discurso no início da rodada de conversas de paz.

“Estou feliz em anunciar a assinatura de um acordo de troca de presos, detidos e pessoas em prisão domiciliar”, indicou Griffiths em coletiva na Suécia.

Ele afirmou que “milhares de famílias serão reunidas” graças a esta troca de presos, que também será “um bom sinal” para contribuir para as negociações de paz. O enviado da ONU afirmou que espera que as consultas de paz que começam hoje sirvam para “retomar o processo político no Iêmen”.

“Não é fácil. Há mais de dois anos que não se sentam juntos. Enfrentaremos desafios nos próximos dias”, disse o enviado da ONU.

Conforme explicou, as conversas dos próximos dias serão para tratar, entre outros assuntos, a redução das hostilidades, o acesso da ajuda humanitária e temas econômicos.

Ele também parabenizou o fato de ambos os lados terem combinado de diminuir a violência nas últimas semanas para favorecer as conversas.

“A redução da violência e a contenção no campo de batalha são importantes para salvar vidas e dar sinais para perseguir uma solução política”, acrescentou.

Estas consultas de paz, organizadas pela ONU na cidade de Rimbo, são as primeiras entre o governo iemenita e os rebeldes houthis em mais de dois anos.

Agência EFE

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo