Ong realiza ato para chamar atenção para a degradação do Rio Gramame
O Rio Gramame é a principal fonte de abastecimento de água da região metropolitana da capital paraibana. Ele nasce no município de Pedras de Fogo, e percorre cerca de 54 km até desaguar em João Pessoa, beneficiando quase um milhão de pessoas. No entanto, esse importante rio vem sofrendo a cada dia com a degração. Indústrias vem poluindo suas águas todos os anos; a retirada das matas ciliares e o uso descontrolado de agrotóxicos em suas margens vêm prejudicando não só a qualidade das águas como também os ribeirinhos que há séculos ocupam a região.
Para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os perigos relacionados à poluição do rio, a A Escola Viva Olho do Tempo, que funciona às margens do Gramame e tem um histórico de 25 anos de ação social na região, irá realizar no próximo dia 10 de novembro, a “Ocupação do Rio Gramame – Remada do Abraço”. A ação pretende chamar a atenção das autoridades para a poluição e descaso que esse importante manancial vem sofrendo.
Durante o evento, uma grande remada promovida pela Escola Viva Olho do Tempo, como apoio do grupo Caiaque-PB, irá percorrer as águas do Gramame alertando as autoridades para que uma ação concreta surja para reverter a degradação desse rio.
Sobre a Escola Viva Olho do Tempo
A Escola Viva Olho do Tempo fica às margens do Gramame e tem um histórico de 25 anos de ação social na região. A ONG, que desde 2004 mobiliza a sociedade paraibana em defesa das águas do Rio Gramame com a campanha permanente O Rio Gramame Quer Viver em Águas Limpas, atende 150 crianças e adolescentes de baixa renda no contraturno escolar, oferecendo oficina de Educação Ambiental, informatica, musica, teatro, trancado afro e dança popular.
Programação:
8h – Concentração na Escola Viva Olho do Tempo.
9h – Mediação e acolhida na Ponte dos Arcos:
- Corredor de tambores na Ponte acolhendo todos os participantes do evento (Tambores do Tempo)
- Orientações técnicas para uma boa remada (Representante do grupo Kaiaque PB)
- Mesa de frutas para partilhar
- Embarque nas canoas (todos com coletes, menores de 18 anos acompanhado com seus responsáveis)
10h – Inicio da Remada do Abraço no Rio Gramame
Pontos de apoio:
– Porto de Dedinho ( venda de lanche, agua e parada para descanso )
– Porto de Nilzete ( Água e descanso, venda de lanche)
– Porto da Mangueira ( descanso)