CULTURA

Oficina eu Conto e Me Reconto acontece este mês, em João Pessoa

Oficina eu Conto e me Reconto  será realizada no próximo dia  23 deste mês,  às 14 horas, na  Usina Cultural da Energisa, Sala Vladmir Carvalho. em João Pessoa.  A oficina será ministrada por  Fernanda Ferreira, atriz, educadora, contadora de histórias e escritora. Desenvolve seu trabalho em arte e educação para as relações étnico raciais desde 2011. Mestranda em Teatro pela UFRN, é idealizadora do Coletivo de Arte Educadores Gira Contos Contadores de Histórias e fundadora do Fórum de Artistas Pretes na PB.

EMENTA

A oficina  “EU CONTO E ME RECONTO: Escrevivências e Poéticas Pretas por uma dramaturgia antirracista na cena cultural JP/PB”  consiste numa atividade lúdico pedagógica sobre questões relativas às identidades étnico-raciais brasileiras. Por meio de uma roda de diálogo e apresentação expositiva sobre conceitos teóricos dos estudos sobre relações étnico raciais, será realizada dinâmica em grupo visando reflexão e problematização acerca da temática relativa às identidades e ancestralidade africana no Brasil. Ao utilizarmos as linguagens literária (oral e escrita) e cênica (teatro e performance) como abordagem pedagógica para trabalhar o referido tema, nosso intuito é oportunizar um processo de formação diferenciado que possibilite aos participantes expressar e comunicar suas questões e ideias em torno do racismo na comunidade artística (teatro), cena cultural pessoense e sociedade de modo geral.
Para tanto, será realizada breve exposição de maneira dialogada sobre conceitos e contextualização histórica em torno da população negra afro-paraibana e brasileira. Seguindo a proposta de abordagem triangular será realizada vivência de uma atividade lúdica com os participantes da oficina. A vivência consistirá na leitura de um conto afro-brasileiro e sua interpretação poderá ser feita através de uma encenação e/ou atividade escrita de reconto pelos presentes a partir de suas vivências com relação ao tema da oficina.
DESTINADO A
Arte Educadores, professores e estudantes de teatro
DIA E HORARIO
23 de Agosto de 2024, 14h
 
LOCAL
Usina Cultural da Energisa, Sala Vladmir Carvalho.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo