O Jornalista e e Escritor Rui Leitão é eleito o novo membro da academia paraibana de letras
Ele assumiu a cadeira de número 28, que pertencia ao monsenhor Marcos Trindade, que faleceu em 2021.
A Academia Paraibana de Letras (APL) realizou na manhã de ontem, sexta-feira (8), a eleição para a escolha do novo ocupante da cadeira de número 28, que pertencia ao monsenhor Marcos Trindade, que faleceu em 2021.
O jornalista Ruy Leitão, de 70 anos, recebeu a maioria dos votos e foi eleito para a Academia Paraibana de Letras, se tornando um imortal, dono da Cadeira 28.
Ruy recebeu 16 votos e o escritor Clemente Rosas, de 81 anos, que estava concorrendo com ele, recebeu 11 votos.
A Comissão Eleitoral da Academia Paraibana de Letras que elegeu o novo membro é composta pelos acadêmicos Itapuan Botto Targino, Francisco Sales Gaudêncio e Abelardo Jurema Filho.
Como Escritor e Jornalista Rui Leitão é bastante ativo, escrevendo em vários jornais e portais do Estado, tendo uma Coluna, “Crônicas do Cotidiano”, no DiárioPB.
O Escritor e Jornalista Rui Cezar de Vasconcelos Leitão, conhecido como Rui Leitão, nascido em Patos-PB, atualmente mora em João Pessoa/PB. Em 1968 cursava o curso clássico no Liceu Paraibano. Foi bancário por vinte e três anos como funcionário do Banco do Estado da Paraíba. Ocupou diversos cargos na administração pública, entre os quais: Secretário Adjunto da Industria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia do governo da Paraíba; Superintendente do Jornal A União; Superintendente da Rádio Tabajara; Diretor Geral do Instituto do Património Histórico e Arquitetônico da Paraíba (IPHAEP); Diretor Presidente da Cia. de Desenvolvimento dos Recursos Minerais da Paraiba; Diretor Nacional de Benefícios do INSS, em Brasília; Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de João Pessoa; Superintendente do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa; Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação.
Da Redação