‘O dólar subiu porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável’, diz Lula
Presidente ainda afirmou que Roberto Campos Neto “deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a antiga administração do Banco Central durante uma entrevista a rádios baianas nesta quinta-feira (6). Ao ser questionado sobre a alta do dólar, Lula afirmou que o ex-presidente da instituição monetária, Roberto Campos Neto, “deixou uma arapuca” que precisa ser desmontada com cuidado .
“Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra. A gente não pode dar um cavalo-de-pau em um navio do tamanho do Brasil. É preciso que a gente tenha juízo, faça as coisas com cuidado, porque um cavalo-de-pau em um mar revolto, a gente pode tomar o navio”, disse o presidente.
Lula também afirmou que a alta do dólar foi consequência do cenário externo, com a campanha eleitoral nos Estados Unidos, mas disse que a moeda americana já começa a se ajustar. “O aumento do dólar começa a mostrar que as loucuras que estavam sendo feitas nos Estados Unidos, a campanha, os discursos, aquela coisa maluca, ou seja, contribuiu muito para o dólar crescer. E ele agora começa a se ajustar. Acho que o dólar está ajustando, acho que os produtos [exportações] vão ficar mais aqui”, completou.
Brasil 247