CRÔNICAS DO COTIDIANO

O Caráter

Respeitamos as pessoas pelo seu caráter. Essa é a forma de examinarmos a personalidade de alguém. Como conseguimos definir o caráter de um ser humano? Pelo conjunto de qualidades e defeitos que cada um tem. Os princípios morais, a firmeza e coerência de atitudes, formam a índole de uma pessoa de bom caráter. A falta de escrúpulos, a indecência, o despudor, a desonestidade, são marcas de quem costumamos classificar como de mau caráter.

Apressamo-nos, muitas vezes, em julgar as pessoas pelas aparências. A análise do primeiro momento. E por isso mesmo nos enganamos, porque o caráter está na essência, no temperamento, no ser interior que se manifesta pelas maneiras de agir e reagir. A beleza estética encanta, mas pode esconder uma personalidade corrompida. Como também pode acontecer de nos seduzirmos pelo charme e fascínio de gestos e posturas de alguém que tem a capacidade de ludibriar, iludir, mentir. Vale a pena conhecer melhor as pessoas para que possamos verdadeiramente perceber seu caráter. Ter cuidado para não se deixar ser manipulado pela inteligência dos astutos e ardis dos crápulas.

Nosso olhar para o semelhante tem que ser direcionado para o coração, tentando extrair dele o que tem de valores éticos e morais. Só assim inferimos seu caráter. Comprometido com a honra, uma pessoa de bem sabe se comportar socialmente, irradiando sentimentos bons e puros, afastando do ambiente em que convive as energias negativas, as malignidades, as injustiças, as malvadezas.

A realização, sob o ponto de vista pessoal e profissional, não pode ser dissociada da existência de um caráter onde os princípios da dignidade, da respeitabilidade e da responsabilidade, sejam preponderantes. Lamentável que no mundo pouca gente se dá conta do quanto isso é importante para a conquista da felicidade. Ser, acima de tudo, uma pessoa de bem, bom caráter.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo