“O Brasil vive outra vez um bom momento”, diz Lula ao celebrar inauguração de nova fábrica da indústria farmacêutica
“A massa salarial está crescendo, o salário mínimo está crescendo, a inflação está controlada, a indústria está crescendo”, comemorou o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que o Brasil vive um bom momento em diferentes áreas, como a economia e a política internacional. Lula discursou na inauguração de uma nova fábrica farmacêutica da EMS para produzir medicamentos que combatem a diabetes, em Hortolândia, São Paulo. Segundo ele, os indicadores econômicos, a abertura de novos mercados e o protagonismo mundial provam o bom desempenho de seu terceiro governo.
“O Brasil vive outra vez um bom momento. A massa salarial está crescendo, o salário mínimo está crescendo, a inflação está controlada, a indústria está crescendo como há muito tempo não crescia, já abrimos 171 novos mercados para os produtos brasileiros e o Brasil voltou a participar da geopolítica internacional”, afirmou.
Lula comparou o momento atual com a crise econômica mundial de 2008, quando o país conseguiu mitigar os impactos negativos durante a gestão petista. “Na crise de 2008, quando o mundo estava quebrado, não por uma crise que fosse responsabilidade de países pobres, africanos ou latino-americanos, mas por desarranjo econômico nos Estados Unidos e na União Europeia, nós tivemos uma crise profunda, que foi maior que a de 1929. E eu disse que o Brasil seria o último país a pegar a crise e o primeiro a sair. E aconteceu exatamente aquilo que a gente previa. A crise aqui foi uma marolinha e nós, que caímos em 2009, em 2010 a economia crescia a 7,5%, o varejo crescia a quase 14% e esse país estava com a inflação controlada e a massa salarial crescendo. É o que estamos fazendo aqui outra vez”, explicou.
O presidente também comemorou o crescimento da indústria farmacêutica e destacou a participação do grupo nas políticas da Saúde. Segundo Lula, a inauguração da fábrica representa um novo momento para a inovação tecnológica no país. “O Brasil não tem noção da tecnologia e da inovação que significa essa empresa. Mesmo aqui na cidade muita gente não tem noção que aqui tem uma fábrica capaz de competir com qualquer país do mundo em igualdade de condições, de cabeça erguida e dizendo: nós somos brasileiros, não desistimos nunca e vamos produzir as coisas que têm que ser produzidas neste país”, defendeu.
Lula também fez questão de lembrar a destruição científica promovida pelas gestões anteriores e afirmou que o Brasil venceu o negacionismo. “Voltamos ao governo em um momento de negacionismo jamais visto na história do país. Eu nunca imaginei viver em um país em que algumas pessoas ousaram dizer que a vacina fazia as pessoas virarem jacaré, virarem gay, virarem qualquer coisa, menos dizer a verdade: que a vacina poderia evitar que muitas doenças continuassem prevalecendo no Brasil. Foi por vencer essa parada do negacionismo que nós resolvemos recuperar o Brasil”.
Com Brasil 247