O Brasil tem um novo ídolo no esporte: aos 18 anos, João Fonseca é campeão em Buenos Aires (vídeo)
O tenista brasileiro ganhou do argentino Francisco Cerundolo e recebeu elogios de Boris Becker, um dos maiores ídolos da história do esporte
O tenista João Fonseca, de 18 anos, venceu o argentino Francisco Cerundolo (28º no ranking) por 2 sets a 0, neste domingo (16), em jogo válido pela final do ATP de Buenos Aires. O brasileiro conseguiu a vitória com parciais de 6/4 e 7/6, e foi campeão do torneio organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
O carioca tinha virado o número 1 do ranking entre os tenistas brasileiros. Após a vitória na capital argentina, Fonseca virou o 68º do ranking geral, um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024. Com o resultado, o Brasil voltou a ter um título no individual masculino no tênis. Foi a primeira conquista brasileira desde 2020, quando Thiago Wild venceu o ATP de Santiago, no Chile. O primeiro campeão do torneio argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001.
Neste sábado (15), João Fonseca se classificou pela primeira vez na carreira a uma final no circuito profissional de tênis. O tenista, que disputou a semifinal do ATP 250 de Buenos Aires, travou uma batalha de duas horas e meia na quadra de saibro até derrotar o sérvio Laslo Djere (112º) por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (3), 5/7 e 6/1.
Na sexta-feira (14), Fonseca já se tornara o brasileiro mais jovem a avançar a uma semifinal do circuito profissional. Após a classificação para a decisão do torneio, o carioca subiu da 99ª posição para a 74ª colocação na próxima atualização do ranking da ATP.
‘A história está feita’
Um dos maiores ídolos da história do esporte, o ex-tenista alemão Boris Becker, dono de seis títulos de torneios do Grand Slam, rasgou elogios ao brasileiro.
“A história está feita. João Fonseca vence seu primeiro torneio na Argentina contra #Cerundolo! Observem esse rapaz do #Brasil !!! O céu é o limite…”, afirmou o europeu na rede social X.
João Fonseca’s reaction after winning his first career title in Buenos Aires.
He falls flat on his back and covers his face.
Letting the emotions pour out of him.
Youngest champion in tournament history.
His time has arrived.
Scenes. 🥹
🇧🇷💛
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) February 16, 2025
Com Brasil 247