PODER

“O Brasil tem interesses políticos, comerciais e científico-tecnológicos na Rússia”, afirma Lula em reunião com Putin

Presidente brasileiro exalta parceria no Sul Global e diz que Brasil e Rússia têm oportunidade ‘histórica’ de ampliar relação comercial

Em reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizada nesta sexta-feira (9) em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil pretende reforçar sua parceria estratégica com o país euroasiático, destacando interesses nas áreas política, comercial e científico-tecnológica, relata o g1.

O encontro entre os chefes de Estado ocorreu após as celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, evento organizado por Putin. Depois da cerimônia, tradicional no calendário político russo, houve a reunião no Kremlin, sede do governo russo, onde Lula expressou o desejo de ampliar os laços bilaterais.

Essa minha visita aqui é para estreitar e refazer, com muito mais força, a nossa construção de parceria estratégica. O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses científico-tecnológicos com a Rússia. Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil”, declarou Lula durante o encontro.

Críticas ao protecionismo dos EUA – Durante a reunião, o presidente brasileiro também criticou duramente a nova política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs taxas de importação a produtos de mais de 180 países, entre os quais estão Brasil, China e diversas nações da Europa.

“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, argumentou Lula.

Até o momento, o Brasil não adotou medidas de retaliação contra os Estados Unidos, que continuam sendo o segundo maior parceiro comercial do país, atrás apenas da China.

Expansão das relações bilaterais – Lula destacou ainda a necessidade de reequilibrar o comércio bilateral entre Brasil e Rússia, cujo fluxo atual é deficitário para o lado brasileiro, girando em torno de US$ 12,5 bilhões. O presidente enfatizou que há espaço para avanços concretos, principalmente em áreas estratégicas como defesa, setor aeroespacial, energia, educação e tecnologia.

“Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do Sul Global e temos a chance de, nesse momento histórico, a gente poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito”, declarou.

Com a visita a Moscou, Lula consolida uma estratégia diplomática que busca reposicionar o Brasil como um ator relevante no tabuleiro global, valorizando o diálogo multilateral e o fortalecimento de alianças no Sul Global.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo