No dia que marcou a queda da atual campeã mundial, Alemanha, dois remanescentes da Copa do Mundo’2014 levaram o Brasil às oitavas de final do Mundial da Rússia. Claro que a Seleção Brasileira ainda está longe de exorcizar o fantasma do 7 a 1 sofrido para os alemães no Mineirão, mas a vitória sobre a Sérvia, por 2 a 0, em Moscou, eleva o moral de jogadores-chave que têm condições de desequilibrar na fase final, a começar pelo duelo com o México, segunda-feira, às 11h (de Brasília), em Samara, pelas oitavas de final.
Um dos nomes mais marcados pela campanha de quatro anos atrás, pelo choro na vitória sobre o Chile, nas oitavas de final, também no Mineirão, o zagueiro Thiago Silva fez jogo impecável, retribuindo mais uma vez a confiança de Tite, que o bancou no time titular na vaga de Marquinhos. Paulinho, que teve seu estilo de jogo sacrificado por causa do quarteto ofensivo da Seleção, voltou a se soltar em campo e marcou seu 13º gol com a camisa do Brasil – oitavo sob o comando de Tite, igualando Philippe Coutinho e atrás de Gabriel Jesus (10) e Neymar (9).
“De quatro anos para cá, muita coisa mudou. Tive uma evolução muito grande. Jogar na China resgatou uma coisa que eu tinha perdido, que era confiança, com grandes atuações, ajudando o Guangzhou. Estou aqui porque trabalhei, porque mereci. Tenho uma experiência maior”, afirmou Paulinho, que preferiu não comentar sobre a eliminação alemã. “Sobre a Alemanha, eu não comento. Demos mais um passo para nosso objetivo que era conseguir a classificação e conseguimos”, afirmou o volante. Ele recebeu passe de Philippe Coutinho, aos 35min do primeiro tempo, e tocou na saída de Stojkovic.
Aos dois se junta Neymar, que o fez uma partida muito mais voluntariosa, fugindo das faltas e distribuindo mais a bola. Se saiu sem balançar as redes, mesmo chutando sete das 13 bolas do Brasil, foi dele a cobrança de escanteio precisa para Thiago Silva subir de cabeça e selar a classificação. Ao ser perguntado se a mudança de postura partiu de Neymar ou de alguma orientação, Tite falou que “assuntos internos, não são externados publicamente”.
Superesportes
Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias