IV Conferencia Estadual de Segurança Alimentar acontece nesta quinta no município de Picuí
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humana (Sedh) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária (Sesas), vem realizando as etapas das Conferências Regionais junto ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). No dia 13 /05 aconteceu na cidade de Sumé a etapa regional do Cariri . Este ano tem como tema da IV Conferência Estadual “Comida de verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar” onde estão sendo abordados três eixos temáticos como: discussões voltadas para os direitos e soberania alimentar, avanços e obstáculo para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. analise de dinâmicas em curso de escolhas estratégicas e alcances da política pública, além do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na ocasião estiveram presentes no evento o prefeito do município Francisco Duarte da Silva Neto, a Executiva da Segurança Alimentar e Nutricional Ana Paula Almeida, Secretária de Ação Social Brígida Xavier, representante da ANGESIVA Karina Lígia Freitas, Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea José Valdir de Sousa, 2º Secretário da Diretoria do Consea Luciano Bezerra Vieira.
Na Conferência foram escritos 101 representantes da Sociedade Civil e poder público de toda região do Cariri, entre os escritos se destacaram os povos de comunidades tradicionais o que vem fortalecendo as discussões nos grupos temáticos. Ao final foram aprovadas propostas para a Conferência Estadual. Ao todo serão realizadas na Paraíba quatro Conferências Temáticas e sete Regionais, as Conferências que estão sendo realizada visão uma preparação para a etapa estadual que ocorrerá em 21 de agosto. No dia 20/05 acontecerá na região do Curimatau, que será sediada no munícipio de Picuí e contará com a presença de dez munícipios.
Para a Executiva Ana Paula “está Conferência foi um sucesso, nós conseguimos articular 34 gestores públicos e um grande número de ong’s e também conselheiros do Consea, movimentos sociais, conselheiros de Alimentação escolar. Toda uma discussão sobre a política de assistência social e interface com a segurança alimentar e nutricional e que estratégias e desafios temos hoje para fazermos o maior número de pessoas que tenham acesso à comida de qualidade no campo e na cidade. Foi também através de grupos de trabalhos que estamos finalizando com qualidade de propostas onde as pessoas tiveram a oportunidade de discutir temas que são de interesse coletivo da região, como: sementes de criolos, culturas artesanais, entre outros. Enfim, principalmente como articular as políticas para garantir essa alimentação de qualidade.”
De acordo com prefeito Dr Neto, “foi muito bom para o município de Sumé está sendo sediado está conferência, como também para toda a região do cariri Ocidental. Fiz o possível para que esse evento viesse como meio de agregar e chamar atenção de todos os gestores dos municípios, com o objetivo de conscientizar a população que esse programa só terá resultado se todos os gestores junto com a comunidade se unirem com um interesse único.”
As Conferências têm como objetivo discutir Políticas Públicas para efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), que promovam a soberania alimentar por meio de ações do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Assessoria