Música, teatro e contação de história encerram Natal na Usina
A Usina Energisa encerra a programação especial de dezembro, “Natal da Usina”, neste domingo (29). Com a tradição de seis anos, o espaço se transforma para receber a magia do Natal, com muitas atrações musicais, artísticas e culturais gratuitas. Nesta edição, o evento se fortaleceu como um verdadeiro celeiro das artes paraibanas, fomentando a cultura regional.
Nesta última semana, a programação promete agradar a todos com cinco shows, encenação do espetáculo de Natal “Auto do Rei”, contação de histórias para crianças e performances artística e de dança.
Tenda da Música
Grande novidade do evento este ano, a Tenda da Música, um espaço ao ar livre, vai receber os integrantes da banda Cabruêra, no sábado (28), às 20h. Com quatro músicos e diversas influências, o grupo, que tem passagem por importantes festivais no Brasil e na Europa, será o último a subir neste palco especial. Na estrada há 20 anos, Cabruêra está trabalhando no lançamento do 6º álbum, intitulado “Sol a Pino”. Quem for ao show vai poder dançar bastante ao ritmo de muito coco, xote, xaxado e baião.
Sala Vladimir Carvalho
Com a finalidade de contribuir para o resgate e a preservação dos valores da cultura de matriz africana e indígena, além de elementos da cultura popular, o Grupo Raízes leva seu projeto a Sala Vladimir Carvalho na quinta-feira (26), a partir das 20h. A apresentação promete muita percussão, canto e dança, através de um repertório que contempla ritmos primitivos, ijexá, perré, coco, ciranda, maracatu e samba de roda.
Já na sexta (27), é a vez de Nathalia Bellar e Toninho Borbo se apresentarem juntos, às 22h. A compositora e o músico paraibano vão levar toda a Música Popular Brasileira para o palco da Sala Vladimir Carvalho.
E no sábado (28), a partir das 22h, o Groove da Gota vai mostrar sua diversidade musical. O objetivo do Groove da Gota é tocar músicas de compositores e intérpretes nordestinos, enfatizando a qualidade e resistência da produção musical da região.
Finalizando a programação da Sala Vladimir Carvalho, o Coletivo Porta Cênica apresenta o espetáculo de Natal “Auto do Rei”. A encenação retrata o nascimento de Jesus Cristo com uma perspectiva diferente: à base do universo popular regionalista, apostando na linguagem e cultura popular para contar a história. Sob direção de Kalline Brito, o “Auto do Rei” é um espetáculo que reúne teatro, música e arte circense. A peça será apresentada no domingo, 29, às 18h.
Café da Usina
Coletivo feminista criado para promover o protagonismo das mulheres paraibanas no hip hop, o grupo Sinta Liga Crew celebra a liberdade e a sororidade com músicas autorais. Não vai faltar rap, reggae, reggaeton e dancehall no show da banda, que acontece no Café da Usina, na sexta (27), às 20h.
A banda Madame Garagem fará no sábado, às 19h, no Café da Usina, um tributo a banda The Cranberries. O show é uma grande homenagem a produção do grupo irlandês.
Programação infantil
A diversão para os pequenos está garantida na última semana de programação do “Natal na Usina”. No sábado (28), a Cia Forrobodó de Teatro vai entreter a criançada com a contação da história “Caixote Encantado”. Já no domingo (29), o grupo apresentará a narrativa “O menino do dedo verde”. As apresentações acontecem às 17h.
Jogos, brincadeiras populares e as oficinas artísticas “Descontruindo a forma” e “Confecção de instrumentos musicais recicláveis” também estão na programação. Além disso, o bom velhinho ficará a postos para receber os pequenos na Usina do Papai Noel na sexta e sábado, das
18h às 21h, e no domingo, das 17h às 20h.