Mulheres de todo o Brasil se mobilizam para participar do encontro ‘Mulherio das Letras’, em JP
O Mulherio das Letras é um movimento entre mulheres ligadas à literatura que está a todo vapor por todo o Brasil e em outras partes do mundo. Pré -encontros já estão sendo realizados em alguns estados para pensar a participação delas no “Mulherio das Letras 2017”, o grande encontro acontece em João Pessoa de 12 a 15 de outubro de 2017.
Durante o encontro nacional do Mulherio, em outubro, será lançado o edital para o prêmio “Carolina de Jesus”, destinado às mulheres escritoras que ainda não foram publicadas em livro solo. “Este prêmio surge como resposta e provocação, não só a prêmios literários, que reiteradamente premiam apenas homens, como também, a questionamentos falocêntricos sobre a qualidade e a razão de existência de algumas escritoras”, explica a escritora Michelyne Verusck, de Pernambuco.
O nome Carolina de Jesus é uma homenagem que o Mulherio faz a esta escritora que rompeu as várias barreiras da discriminação com seu livro “Quarto de despejo”, publicado em 1960.
A voz do Mulherio – Para a poeta, Adriane Garcia, de Belo Horizonte: “O Mulherio é um ponto culminante em um movimento que vem acontecendo, paulatinamente, ininterruptamente, na literatura brasileira contemporânea. A ideia de um encontro que reúna essas escritoras que, por todo país, todos os dias, vêm acrescentando a voz das mulheres às letras, quebrando uma hegemonia inegável que nos tem excluído por todos esses séculos.”
”O sonho vai se tornando possível de maneira orgânica e sem hierarquia, nos escutando mutuamente e buscando um formato que nos sirva. Tudo indica que o encontro de outubro vá ser um momento importante e fundador de um espaço de fala e reflexão que instaure um modo de nos aproximarmos mais como criadoras, leitoras e cidadãs. Neste processo a internet tem sido indispensável, pois possibilita encontro e comunicação rápida, “afirma a escritora, doutora em Letras pela USP e criadora do movimento #euleiomulheresvivas, Susana Ventura.
Dentro da programação do encontro nacional “Mulherio das Letras”, de 12 a 15 de outubro, em João Pessoa, haverá exposição de livros das participantes para venda, rodas de diálogo, exposição de arte visual e de poesia, saraus, peças teatrais, entre outras atividades que estão sendo organizadas de maneira coletiva por todas.
No grupo de organização do Movimento Mulherio das Letras, numa rede social, já são mais de três mil e oitocentas mulheres participando.
Assessoria