BRASIL

MPF pede suspensão de indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada

Ministério Público Federal pede que governo considere critérios relacionados à carreira diplomática

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu a suspensão da indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para a embaixada brasileira em Washington. A solicitação ocorreu nesta segunda-feira 12, por meio de ação civil pública na Justiça Federal, com pedido de liminar.

Segundo o MPF, o governo deve considerar critérios que integrem a carreira diplomática, como reconhecido mérito em atividades diplomáticas, relevantes serviços diplomáticos prestados ao país e ao menos três anos de experiência em atividades na área. Na falta destes requisitos, a ação solicita revogação ou sustação do trâmite.

A ação está nas mãos da juíza Flávia Nolasco, da 16ª Vara Federal de Brasília. A magistrada pediu com urgência que o MPF esclareça aspectos técnicos da solicitação, em até dez dias, para que o processo não seja extinto.

O Ministério ajuiza a solicitação um dia depois que o partido Cidadania recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a indicação de Eduardo. Em documento, a sigla acusa a possível nomeação de flagrante nepotismo e argumenta que, na falta de qualificações necessárias ao cargo, “vem à tona a única e real motivação que levaria a autoridade coatora a indicar o Sr. Eduardo Nantes Bolsonaro para a função de tamanha importância e complexidade: a relação de consanguinidade”.

O governo americano concedeu, na semana passada, o agrément, uma praxe diplomática de demonstração de concordância com a indicação. Com o aval dos EUA, Eduardo deve ser avaliado pelo Senado Federal, por meio de sabatina e votação. Em defesa das atribuições do filho, o presidente da República argumenta que Eduardo sabe falar inglês, espanhol, fez intercâmbio e é amigo da família do presidente Donald Trump.

Carta Capital

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo