MÚSICA

Morre Sergio Mendes, ícone do samba-jazz e pioneiro da música brasileira no exterior

Faleceu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, o pianista Sergio Mendes, um dos maiores nomes da música brasileira no cenário internacional, informa o jornal O Globo. Mendes foi um dos principais expoentes do samba-jazz, tendo iniciado sua carreira nos anos 1950 e 1960 ao lado de ícones como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell no Beco das Garrafas, em Copacabana, Rio de Janeiro. Foi lá que conheceu a icônica “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, música que se tornaria o maior sucesso de sua carreira e que, anos depois, seria regravada com o grupo americano Black Eyed Peas.

Radicado em Los Angeles há mais de seis décadas, Sergio Mendes viveu ao lado da esposa e parceira musical Gracinha Leporace, com quem estava casado há mais de 50 anos. Em busca de estabilidade após o golpe militar de 1964, Mendes decidiu se mudar para os Estados Unidos, onde realizou turnês com Frank Sinatra e consolidou sua carreira internacional.

Mendes se destacou como o brasileiro com mais músicas no Top 100 das paradas americanas, com 14 hits ao longo de sua carreira, incluindo a versão bossa nova de “The Look of Love” e o sucesso “Never Gonna Let You Go”. Entre seus grandes êxitos, destaca-se também a versão de “Fool on the Hill”, dos Beatles, que conquistou o próprio Paul McCartney.

O legado de Sergio Mendes inclui o Grammy de melhor álbum de world music pelo disco “Brasileiro” e uma indicação ao Oscar pela música “Real in Rio”, composta em parceria com Carlinhos Brown para o filme de animação “Rio” (2011).

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo