BRASIL

Morre José Celso Martinez, um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro

Dramaturgo estava internado na UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo desde a manhã de terça-feira (4), após sofrer queimaduras devido a um incêndio em seu apartamento

Ícone das artes cênicas brasileiras, o dramaturgo Zé Celso Martínez veio a óbito na manhã desta quinta-feira (6) em São Paulo. Seu estado de saúde havia piorado na quarta-feira (5), quando ele desenvolveu quadro de insuficiência renal. Desde então, ele não conseguiu responder ao tratamento. Na manhã desta quinta-feira, o diretor teve falência dos órgãos. Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas desde a manhã de terça-feira (4), após sofrer queimaduras devido a um incêndio em seu apartamento no bairro Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. Teve 53% do corpo atingido por queimaduras, ficou sedado, entubado e com ventilação mecânica.

Zé Celso deu início a sua carreira no final da década de 1950, escrevendo duas peças autorais: “Vento Forte para Papagaio Subir” e “A Incubadeira”. Sua influência artística não se limitou apenas aos palcos, sendo também presente em obras cinematográficas como “O Rei da Vela” e “25”.

Durante seus estudos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Zé Celso participou ativamente do Centro Acadêmico, embora não tenha concluído o curso. Foi nesse período universitário, no final da década de 1950, que ele fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina.

Conhecido por sua inquietude e irreverência, Zé Celso se destacou pelas suas montagens de criações coletivas. Em 1961, o grupo conseguiu uma sede na Rua Jaceguai, no Centro de São Paulo, e se profissionalizou, tornando-se o renomado Teatro Oficina. Desde 1982, o Teatro Oficina é tombado como patrimônio histórico. A companhia é considerada uma das mais antigas em atividade no Brasil. Em junho deste ano, Zé Celso se casou com Marcelo Drummond, de 60 anos.

DiarioPB com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo