Morre aos 59 anos Pampa, campeão olímpico de vôlei
Ele estava em tratamento para um linfoma, câncer que afeta o sistema linfático, e morreu devido a complicações pulmonares resultantes de uma reação à quimioterapia
André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, campeão olímpico de vôlei em 1992, faleceu nesta sexta-feira (7), devido a complicações pulmonares resultantes de uma reação à quimioterapia, informa o ge. Ele tinha 59 anos e estava em tratamento para um linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Pampa estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Natural de Recife, Pampa fez sua estreia olímpica nos Jogos de Seul, em 1988, onde a seleção brasileira terminou em quarto lugar. Quatro anos depois, ele alcançou o auge de sua carreira ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
Após encerrar sua carreira como jogador, Pampa se dedicou à política e à administração pública, sempre mantendo uma conexão com o esporte. Ele atuou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo, de 2007 a 2010. Posteriormente, foi Secretário de Esportes de Campos, no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2015, e, mais tarde, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.
Pampa deixa sua esposa, Paula Falbo, e duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos.
Com Brasil 247