Moradores de Olho D’água alertam AESA sobre barragem do Jenipapeiro
Tendo em vista a grave crise hídrica porque passa grande parte do território paraibano e nacional, lideranças do município de Olho D’água (PB), a 60 quilômetro de Patos, no sertão paraibano, procuraram a direção da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) para registrar preocupação sobre o manejo que está sendo feito das águas do açude Buiú (Jenipapeiro), localizado na zona rural da cidade para o abastecimento da lagoa de captação que abastece o município de Piancó.
Segundo Mageciene Chaves, um dos representante da comissão de moradores de Olho D’água, atualmente o volume desse reservatório é de apenas 14.736,762 m3, o que corresponde a cerca de 20,08% de sua capacidade plena, que é de 70.757,250 m3.
“A distância que as águas percorrem das comportas do Buiú até a lagoa de captação de Piancó é de cerca de 60 km e está sendo utilizada uma vasão de 69.120.000 m3/dia. A água vazada do reservatório principal só atingiu até agora 50% do trajeto até a lagoa. Considerando que, por esse método a perda de água pelo processo de evapotranspiração e outros fatores físicos-geológicos pode atingir até 2/3 do volume transferido, estamos muito apreensivos com o desperdício que esse método provoca”, diz Chaves.
A comissão, que protocolou ofício hoje na AESA e também levou a problemática para a Assembleia Legislativa, solicita a Agência reavalie a metodologia de transferência da água desse reservatório para o abastecimento de Piancó, visando diminuir o desperdício e, por conseqüência, o comprometimento da barragem do açude Buiú, evitando, assim, o rápido comprometimento do abastecimento de Olho D’água e localidades circunvizinhas.
“Com certeza dispomos de tecnologias mais eficazes para esse tipo de transferência inter-reservatórios, como carros-pipa ou canalização por encaixe, que podem ser usadas como alternativa à estratégia escolhida para o repasse de águas de Buiú para a lagoa reservatória de Piancó. Não podemos ver nossa água desperdiçada dessa forma”, comenta.
Olho D’água possui cerca de sete mil habitantes com um consumo bem abaixo em relação a Piancó, mas a comissão de moradores diz que se o reservatório do Jenipapeiro continuar perdendo água logo o açude da barragem atingirá menos de 20% de sua capacidade, o que colocará o manancial em status de “observação”.
Redação por Dalmo Oliveira