Ministro e Secretário da República participam de Plenária Sindical e Popular em João Pessoa
O Ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant’ana e o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Feijó desembarcam em João Pessoa nesta quinta-feira (25) para a instalação do programa “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção”. O objetivo da iniciativa é proporcionar e aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras no estado.
O Compromisso é de responsabilidade das empresas de construção, dos sindicatos de trabalhadores e do governo federal. Como prioridades estão:formação e qualificação profissional; saúde do trabalhador; sindicalismo e trabalhadores com as relações na comunidade.
Representantes dos empresários da indústria da construção civil, autoridades políticas e trabalhadores estarão presentes. Logo depois, o ministro e o secretário seguem para a Plenária Sindical e Popular no Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias, da Construção Pesada e do Mobiliário (Sintricom).
O programa “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção” já beneficia 150 mil trabalhadores em todo o país. Segundo dados de uma pesquisa elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,88% em fevereiro e gerou 30,8 mil novas vagas. Ao todo, o mercado da construção civil no Brasil calcula cerca de três milhões de trabalhadores, atuando em áreas de mestre de obras, pedreiro, auxiliar de obra, engenheiros e áreas afins. Este é o maior número de trabalhadores que o país já teve nos últimos anos.
Em todo o Brasil, empresas de grande porte como a MRV, Odebrech e Camargo Correia já aderiram ao compromisso que vem transformando as relações de trabalho nos canteiros de obras.
Plenária
Com a crise financeira internacional que surpreendeu o mundo em 2008 muitos países mergulharam em uma profunda recessão, o contrário aconteceu com os países em desenvolvimento. Esse é o caso do Brasil. Os planos de ampliação de crescimento econômico e social consolidaram programas de acesso ao financiamento com a expansão do crédito para a habitação por meio do “Minha Casa, minha Vida. O aumento dos recursos para o Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC) e a desoneração tributária de alguns materiais de construção somaram elementos suficientes para mover o ciclo de desenvolvimento no país.
Para ampliar o debate em torno dos programas de desenvolvimento que o Brasil vem implementando ao longo dos últimos anos será realizada nesta sexta-feira (26), às 17:30 no Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias, da Construção Pesada e do Mobiliário (Sintricom) em João Pessoa, vizinho a Central de Polícia. O evento tem como objetivo avaliar o crescimento dos programas de desenvolvimento de infraestrutura no país.
Ao todo são esperados cerca de 300 participantes entre eles: lideranças sindicais, militantes sociais, autoridades políticas e a sociedade em geral com a participação também da Coordenação do Movimento Nacional de Moradia.
Assessoria