MUNDO

Ministro da Defesa de Israel manda exército se preparar para saída de moradores de Gaza, após plano de Trump

Netanyahu chama proposta de Trump de "notável" apesar da reação global

O ministro da Defesa Israel Katz, ordenou nesta quinta-feira (6) que o exército prepare um plano para permitir a “saída voluntária” de moradores de Gaza, informou a mídia israelense, depois que o presidente Trump recebeu ampla condenação internacional pelos planos dos EUA de assumir o controle da faixa.

A instrução ocorreu após o anúncio chocante de Trump de que os Estados Unidos planejam assumir o controle de Gaza, reassentar os palestinos que vivem lá e transformar o território na “Riviera do Oriente Médio”.

“Eu saúdo o plano ousado do presidente Trump. Os moradores de Gaza devem ter a liberdade de sair e emigrar, como é a norma em todo o mundo”, disse Katz, citado pelo Canal 12 de Israel.

Quando perguntado sobre quem acolherá os palestinos, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse que deveriam ser os países que se opuseram às operações militares de Israel em Gaza.

“Países como Espanha, Irlanda, Noruega e outros, que fizeram acusações e falsas alegações contra Israel por suas ações em Gaza, são legalmente obrigados a permitir que qualquer morador de Gaza entre em seus territórios”, disse ele.

A ideia de Trump , que gerou revolta no Oriente Médio e foi condenada em todo o mundo, ocorre no momento em que Israel e o Hamas devem iniciar negociações sobre a segunda rodada de um frágil plano de cessar-fogo para encerrar quase 16 meses de genocídio em Gaza.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo