JOÃO PESSOA

Ministra Margareth Menezes destaca importância de programas estruturantes no Encontro Nacional da Cultura

O II Encontro Nacional de Gestores da Cultura começou na noite desta quarta-feira (23), em João Pessoa, reunindo autoridades do setor no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da capital paraibana. A cerimônia de abertura destacou o início de um novo ciclo nas políticas culturais do Brasil, com foco na articulação entre entes federativos, fortalecimento da gestão pública e aplicação dos recursos das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o momento é decisivo para a consolidação das políticas culturais no país. “Precisamos pactuar programas estruturantes que alavanquem a cultura brasileira e exercitem nossa criatividade na gestão pública. Isso significa ouvir e praticar uma escuta sensível às demandas das nossas comunidades”, disse.

“Cada um de vocês é um executor de políticas que transformam a cultura em um direito acessível a todos os brasileiros. E os gestores e gestoras são os verdadeiros rostos da cultura do nosso país, dedicando-se incansavelmente a levar a arte e a expressão de cada a cada canto do Brasil a elevar essa arte e essa expressão”, afirmou.

A abertura contou ainda com a participação do secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos; do diretor da Funjope, Marcus Alves; da secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras; e do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha. Representantes da Unesco, do Itaú Cultural e da OEI também marcaram presença.

“O evento é uma grande discussão sobre o papel dos estados, das capitais e da iniciativa privada nas políticas culturais. É um momento de balanço e de construção de caminhos”, afirmou Eliane Parreiras.

A programação inclui painéis, oficinas, encontros formativos e reuniões temáticas até a sexta-feira (25). Mais de 1.500 gestores culturais de 26 estados e do Distrito Federal participam das atividades, que têm como tema central “Pacto pela Cultura: um Novo Ciclo das Políticas Culturais no Brasil”.

Entre os destaques do evento, está a presença de representantes do Ministério da Cultura, que disponibilizam apoio técnico aos gestores para adesão ao segundo ciclo da Lei Aldir Blanc. A programação também prevê lançamentos de livros, apresentações artísticas e o lançamento do projeto Andanças do Patrimônio, do Iphan.

O Encontro é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com correalização da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e apoio do Ministério da Cultura, Fundação Itaú, Unesco e Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo