Ministério da Saúde entrega 258 novas ambulâncias para renovar frota pelo país
Nesta terça-feira (17), 179 cidades brasileiras de 15 estados foram beneficiadas com a entrega de 258 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu 192. A cerimônia de entrega aconteceu no município de Sorocaba (SP), com participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A oferta dos novos veículos será possível graças ao investimento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no valor de R$ 74,5 milhões. Essa é a quinta entrega de viaturas em 2024.
O Novo PAC do governo federal está possibilitando a universalização de serviços essenciais na rede pública de todo o país, como é o caso do SAMU. Em quatro anos, a cobertura vai passar de 87% para mais de 90% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.
De 2017 a 2022, cerca de 28 milhões de brasileiros ficaram sem acesso ao serviço de urgência. Diante disso, desde 2023, a pasta tem dedicado esforços para ampliação da cobertura do Samu, com reajuste de 30% no custeio federal do serviço.
Após cumprimentar os ‘samuzeiros’ – profissionais que trabalham nas unidades móveis – presentes à cerimônia, a ministra destacou todo o trabalho feito pela pasta no fortalecimento do atendimento de emergência. “Já entregamos 524 unidades do Samu em 2024 e a renovação da frota é um compromisso do nosso governo. Nossa meta é o Samu estar disponível para 100% dos brasileiros”, destacou Nísia. “No momento, são 187 milhões de pessoas cobertas pelo Samu e seguiremos trabalhando para expandir esse número”.
O prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Chico Brasileiro, representando os gestores dos municípios, agradeceu o investimento do governo. “Quero expressar, em nome de todos os prefeitos e prefeitas, a nossa satisfação. Isso significa muito. A gente sabe quantas vidas o SAMU salva todo dia. Ter ambulâncias novas, com agilidade, no tempo certo, é realmente a ação de um governo que pensa nas pessoas”, observou.
“Vivemos uma época em que não houve renovação de frota, com ambulâncias com até 6 anos de uso rodando. E elas foram muito importantes na época da covid-19. As novas ambulâncias representam segurança para os profissionais e para o transporte dos pacientes”, disse a secretária de Saúde do Ceará, Tania Mara Coelho, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
- Assessoria