Mercosul assina novo protocolo de adesão da Bolívia como membro pleno do bloco

cúpula do mercosulOs Estados-membros do Mercosul assinaram na sexta-feira (17) um novo protocolo de adesão da Bolívia ao bloco como membro pleno. A decisão ocorreu em Brasília, pouco antes do início da  48ª cúpula do Mercosul.O documento foi ratificado pelos ministros das Relações Exteriores David Choquehuanca (Bolívia); Mauro Vieira (Brasil); Eladio Loizaga (Paraguai); Rodolfo Nin Novoa (Uruguai); e Delcy Rodríguez (Venezuela). O vice-chanceler argentino, Eduardo Zuain, também assinou o papel.

O novo protocolo de adesão da Bolívia ao bloco sul-americano já era aguardado e é um dos principais destaques desta edição do encontro. De fato, o acordo de ingresso do país liderado por Evo Morales já havia sido assinado em dezembro de 2012.Entretanto, o Paraguai esteve ausente desse processo, em virtude do golpe que tirou o presidente Fernando Lugo do poder — fato classificado pelos membros do Mercosul como uma  “ruptura da ordem democrática”. Como o país é membro pleno do bloco e também deveria aprovar a entrada de um novo parceiro, o tratado acabou sendo interrompido.

Agora, o novo documento será enviado pela delegação paraguaia para o parlamento do país para sua ratificação. Esse trâmite não será necessário na Argentina, Uruguai e Venezuela, cujos legislativos já aprovaram o primeiro dos protocolos, mas o papel precisará do aval das câmaras do Brasil e da Bolívia.

Segundo a Agência Efe, também foram assinados novos protocolos sobre a adesão da Guiana e Suriname ao Mercosul, mas em qualidade de Estados associados, na mesma cerimônia desta manhã.

Brasil de Fato

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo