Médico bolsonarista espalha que morte de jogadora de vôlei pode ter sido consequência da vacinação contra a Covid
Marcos Falcão aproveitou a morte da atleta para promover uma fake news grotesca com seu nome
O câncer de estômago foi a causa da morte da ex-jogadora da seleção brasileira feminina de vôlei Ana Paula Borgo, de 29 anos, e já virou motivo de fake news nas redes sociais. O médico bolsonarista Marcos Falcão aproveitou a morte da atleta para promover uma fake news grotesca com seu nome, desrespeitando o luto de Paula. “O maior genocídio da história, sem disparar uma bala. Não podemos afirmar que o que causou o câncer foi a possível vacinação, mas podemos afirmar que o número de casos de câncer aumentou exponencialmente após a vacinação”, disse.
Fake news absurda e que deve ser combatida
Alguns sites e perfis de redes sociais investem exaustivamente em falas mentirosas que trazem desinformação sobre as vacinas. Um dos vídeos que circulam na internet diz que os imunizantes contra a gripe carregam “vírus e fungos do câncer”.
O Ministério da Saúde e a OMS reforçam que todas as vacinas passam por rigorosos testes e análises antes de serem aplicadas na população e não há qualquer comprovação científica quanto ao risco de pessoas desenvolverem câncer por serem vacinadas.
Brasil 247