CORONAVÍRUS

Medicamento antiparasitário mata coronavírus em 48 horas, revela estudo

Sputnik – Cientistas australianos demonstraram que o medicamento antiparasitário ivermectina consegue eliminar o vírus da COVID-19 em apenas 48 horas.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário que demonstrou ser eficaz in vitro contra uma ampla variedade de vírus, inclusive VIH, a dengue, a gripe e o vírus Zika.

“Descobrimos que uma só dose poderia essencialmente eliminar todo o RNA viral em 48 horas e que mesmo em 24 horas havia uma redução realmente significativa”, disse Kylie Wagstaff, a cientista que dirigiu o estudo, escreve portal Science Daily.

Até agora, foram apenas realizados testes in vitro, ou seja, fora dos sistemas vivos, em um ambiente controlado e fechado de laboratório. A realização de testes em pessoas seria o próximo passo da investigação.

“A ivermectina é muito utilizada e considerada um medicamento seguro. Agora precisamos descobrir se a dose que pode ser usada em humanos será eficaz, esse é o próximo passo”, avançou a pesquisadora.

Vale destacar que ainda não é conhecido o mecanismo pelo qual a ivermectina mata o vírus. Com base nos efeitos em outros vírus, é provável que o fármaco impeça que o vírus diminua a capacidade das células hospedeiras para o eliminar.

O uso da ivermectina para combater o novo coronavírus dependeria dos resultados de mais testes pré-clínicos e, em última fase, de testes clínicos.

O estudo é liderado pelo Instituto de Descobertas em Biomedicina da Universidade de Monash em Melbourne, Austrália.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo