SAÚDE

Médica paraibana que acompanha Lula diz que presidente teve febre, mas que exames “já se normalizaram”

A infectologista paraibana Ana Helena Germoglio, chefe da equipe médica da Presidência da República, informou nesta quinta-feira (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, apresentou febre antes de ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo Germoglio, o episódio não apontou para complicações permanentes, e os exames realizados indicam condições clínicas estáveis.

“Ele teve episódio de febre. Não conseguimos identificar o vírus, mas os exames já se normalizaram. Pode ter sido uma concomitância de fatores que levaram ao quadro inflamatório”, explicou a infectologista.

Na última terça-feira (10), o presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda sofrida em outubro. Nesta quinta-feira (12), passou também por um procedimento endovascular preventivo.

De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, médico pessoal de Lula, o presidente permanece estável, consciente e sem restrições neurológicas. “O procedimento foi feito com sucesso. O presidente está apto para qualquer ato de vida, mas precisa evitar esforços físicos e estresse emocional. Ele deverá ter alta no início da próxima semana”, detalhou Kalil.

A equipe médica informou ainda que a drenagem deve ser retirada até o final desta quinta-feira e que a monitoração intensiva será gradualmente reduzida. Durante o período de internação, apenas familiares têm acesso ao presidente.

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo