EDUCAÇÃO

Matrículas para estudantes novatos da rede municipal de JP começam nesta segunda (11) e podem ser feitas de forma online

Os alunos novatos que queiram ingressar nas escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital terão a opção de realizar a matrícula online a partir desta segunda-feira (11). A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), em parceria com o Governo do Estado e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibilizou uma plataforma digital para o atendimento à população.

Na oportunidade, o prefeito Cícero Lucena pediu tranquilidade aos pais de alunos afirmando que não existe mais a necessidade de dormir nas portas das escolas. “Nós entendemos que muitos pais, nos últimos 16 anos, tiveram que madrugar nas filas para garantir as vagas de seus filhos. Eu garanto, não existe mais essa necessidade na rede municipal de ensino de João Pessoa. Estamos aqui para assegurar vaga para todos. E também, nesse momento de pandemia, o faremos com a máxima segurança sobre a prevenção do contágio pelo Covid-19”, assegurou.

A secretária municipal de Educação, América Assis, explicou que a equipe já deu início, antes mesmo das matrículas, na identificação de locais, inclusive com apoio do Governo do Estado, para a expansão da capacidade de receber alunos. Isso vai dar tempo para a expansão de salas de aulas e construção de outras unidades nos bairros de maior demanda. “A Secretaria vai atender a todos os alunos que procurem matrícula. Nesse momento, estamos esclarecendo aos pais sobre isso para que as pessoas não insistam em pernoitar na porta das escolas. Vamos atender e com calma acolher a todos nas nossas unidades”, explicou.

Matrículas online
De acordo com a secretária da Sedec, América Assis, a matrícula online vale para creches, escolas de Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é ampliar o acesso da população, que também terá a opção de realizar as matrículas de forma presencial, nas unidades de ensino e na própria Sedec, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O prazo final das matrículas, que estava previsto para acontecer até o dia 22 de janeiro, foi estendido até a data do início das aulas, 08 de fevereiro.

“São medidas que visam evitar aglomerações nas escolas. Estamos dando mais prazo e opções para que os pais ou responsáveis possam fazer a matrícula de forma segura. Vale lembrar que boa parte dos alunos, aqueles veteranos, já foi matriculada automaticamente, por isso o público está bem distribuído. Vamos atender todos que queiram estudar no Município”, afirmou a secretaria.

Sistema de confirmação de Matrícula – https://phi-pre2021-front-pmjp.104.198.142.206.nip.io/
Sistema de consulta/busca pelo código de matrículahttps://consulta-educa-pmjp.jelastic.saveincloud.net

Agendamento
Caso a unidade de ensino comporte um atendimento de 100 pessoas por dia, serão distribuídas 50 fichas para o turno da manhã e mais 50 para o turno da tarde. A quantidade de fichas vai depender do porte de cada unidade. Caso um familiar, por exemplo, pegue a ficha de número 101, ele poderá retornar para casa e voltar no dia seguinte.

Creis
Nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), terá início a colônia de férias 2021, na próxima terça-feira (12), com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação
Para a realização da matrícula online, o procedimento é simples: os pais ou responsáveis poderão preencher um cadastro, que estará disponível na plataforma digital. Para a matrícula de forma presencial, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento é de 8h às 11h, e das 14h às 16h.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo