Marta volta a ser indicada para prêmio de melhor do mundo
A Fifa anunciou nesta quinta-feira as dez indicadas ao prêmio de melhor jogadora da última temporada. Ao contrário do ano passado, quando foi “esquecida”, a camisa 10 desta vez não passou batido. Ela é a única representante brasileira. Campeã olímpica no Rio de Janeiro, a seleção alemã conta com três atletas entre as selecionadas.
Marta foi o principal destaque da campanha da Seleção Brasileira durante o Rio 2016. Guiando o time verde e amarelo até a semifinal, onde acabou caindo para a Suécia nos pênaltis, a camisa 10 ainda teve a oportunidade de garantir, ao menos, o bronze contra o Canadá, mas sofreu novo revés e assegurou a quarta colocação.
Aos 30 anos, Marta já foi eleita em cinco oportunidades a melhor jogadora do mundo, entre 2006 e 2010. Além das Olimpíadas, seu desempenho no Rosengard, da Suécia, também fez com que a brasileira integrasse a seleta lista da Fifa mais uma vez.
O formato de votação para o prêmio será o mesmo para eleger o melhor treinador da última temporada. 50% da decisão será baseada nas escolhas dos capitães e técnicos de todas as seleções do mundo, e os outros 50% determinados por voto do público em conjunto com o dos mais de 200 profissionais da imprensa espalhados pelo planeta.
Confira a lista completa das dez indicadas ao prêmio de melhor jogadora da última temporada:
Camille Abily – (França/Lyon)
Melanie Behringer – (Alemanha/Bayern de Munique)
Sara Däbritz – (Alemanha/Bayern de Munique)
Amandine Henry – (França/Portland Thorns)
Saki Kumagai – (Japão/Lyon)
Carli Lloyd – (EUA/Houston Dash)
Dzsenifer Marozsán – (Alemanha/Lyon)
Marta – (Brasil/FC Rosengård)
Lotta Schelin – (Suécia/ FC Rosengård)
Christine Sinclair – (Canadá/Portland Thorns)