GERAL

Manifestantes cantam “Bella Ciao” no Parlamento Europeu em protesto contra o avanço da extrema-direita (vídeo)

A canção italiana virou símbolo de luta contra o fascismo e voltou a ser entoada após o resultado das eleições europeias

Ativistas da plataforma Avaaz se reuniram em frente ao Parlamento Europeu para cantar o hino da resistência antifascista, o ‘Bella Ciao’, e o hino da União Europeia. A manifestação ocorreu após o avanço da extrema-direita nas eleições europeias em países como Alemanha, Áustria, França e Itália.

A música, composta no final do século XIX, virou um símbolo da resistência italiana contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, e passou a ser utilizada em diversas manifestações de trabalhadores e estudantes ao redor do mundo.

O avanço da extrema-direita no Parlamento Europeu pode ter consequências no cenário político interno dos países. Na França, o presidente Emmanuel Macron convocou uma eleição nacional antecipada, em uma aposta arriscada para tentar restabelecer sua autoridade. Já o partido social-democrata do chanceler alemão, Olaf Scholz, teve o pior desempenho de sua história, sendo superado pelos conservadores tradicionais e da sigla de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

O resultado das eleições foi comemorado por líderes da extrema-direita em todo o mundo. O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que “grandes notícias” chegam da Europa. Já Jair Bolsonaro (PL) disse que o avanço da extrema-direita foi uma “vitória do povo”.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo