Lula: “quando a gente financia a exportação a gente financia emprego, salário e conhecimento tecnológico”
Presidente participou nesta sexta de anúncio de financiamento do BNDES às exportações da Embraer
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o financiamento das exportações nacionais por meio das linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Não é sempre que o BNDES financia a exportação brasileira, que o BNDES tem coragem de emprestar R$ 4,5 bilhões para financiar avião para uma empresa americana. Isso é decisão política, não é decisão econômica e técnica, e a decisão política é tomada pelo governo”, disse Lula durante o anúncio do financiamento à exportação de 32 jatos comerciais E175 da Embraer para a American Airlines, nesta sexta-feira (19).
“Quando a gente financia a exportação brasileira a gente está financiando emprego, salário, acúmulo de conhecimento tecnológico e a gente está exportando inteligência, conhecimento, coisa de muito valor agregado com gente muito especializada. Tenham orgulho, porque no nosso governo o BNDES é um banco de fomento para o desenvolvimento deste país e dentro das duas possibilidades vai fazer o que for necessário para a gente fazer nossas empresas brasileiras crescerem – mesmo que não for brasileira, mas se estiver produzindo no Brasil a gente vai ajudar. Esse é o papel do banco”, destacou Lula mais à frente.
Ainda segundo ele, “durante o período passado [governo Jair Bolsonaro], o BNDES foi um banco que só serviu para devolver dinheiro para os cofres do Tesouro Nacional fazer as loucuras que fizeram. Passaram quatro anos dizendo que iam encontrar uma caixa-preta no BNDES e encontraram o banco mais equilibrado desse país. O BNDES é tão duro que só consegue pegar dinheiro emprestado no BNDES quem não precisa de dinheiro, porque a exigência é muito grande, leva 150 ou 200 dias para liberar o empréstimo. Por isso a inadimplência é zero”.
Com Brasil 247