POLÍTICA

Lula: ‘PT chega aos 45 anos cada vez mais vivo e mais forte’

“Temos um longa caminhada rumo ao futuro, mas nenhum desafio é maior que a nossa capacidade de luta e resistência”, afirmou o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem nesta segunda-feira (10) para celebrar o aniversário de 45 anos do Partido dos Trabalhadores, reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral num dia como hoje, em 1980.

Lula exaltou as conquistas passadas do partido e suas principais bandeiras nos dias de hoje. “Hoje é dia de celebrarmos o aniversário do partido que nasceu para mudar o Brasil e a vida do povo brasileiro. O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras chega aos 45 anos cada vez mais vivo e mais forte. Jamais renunciamos aos valores que nos trouxeram até aqui, seja no governo ou na oposição: a defesa intransigente da democracia e da soberania do Brasil, a busca pelo desenvolvimento econômico com inclusão social, o combate à fome e a todas as formas de desigualdade”, escreveu Lula na rede social X.

Ele também mencionou alguns desafios e prometeu empenho em construir um Brasil com mais justiça social. “Temos uma longa caminhada rumo ao futuro, mas nenhum desafio é maior que a nossa capacidade de luta e resistência. Estaremos sempre ao lado das forças democráticas para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo. Parabéns, e muito obrigado a todas e todos que ajudam a escrever a nossa história.”

Dois anos após a criação do PT, Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pela sigla, ao vencer em Diadema (SP). Representantes do partido também tiveram papel fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, em 1984, durante a ditadura militar.

Em 1989, Lula perdeu sua primeira disputa presidencial. No ano seguinte, tomou posse o primeiro senador petista: Eduardo Matarazzo Suplicy. Lula conseguiu ser eleito em 2002 e deixou o governo em 2010. Com Dilma Rousseff eleita naquele ano, o PT continuou na presidência até 2014, quando a então presidenta foi reeleita, mas sofreu um golpe em 2016. Lula venceu em 2022 para um terceiro mandato presidencial, liderando a reconstrução do país.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo