BRASIL

Lula manda demitir militar que tramou golpe de estado com Mauro Cid

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que o ministro da Defesa, José Mùcio, e o comando do Exército demitam o coronel Jean Lawand Júnior, ex-subchefe do Estado-Maior do Exército, flagrado defendendo um golpe de estado em mensagens trocadas com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lawand foi destacado pelo governo Lula para assumir a representação militar brasileira em Washington, nos Estados Unidos.

“Ele [Lawand Júnior] estava insistindo com Cid sobre golpes e, agora, está em um cargo em Washington. A informação que eu tenho é de que Lula quer esse cara fora. Mais do que isso: Lula está pedindo ao comandante do Exército e ao ministro da Defesa que façam uma limpeza no Exército, afastando todos os militares que tenham qualquer suspeita de participação em golpe”, disse o jornalista Tales Faria durante participação no UOL News.

Ainda segundo ele, a participação do coronel Lawand Júnior na trama golpista teria reforçado a determinação do Planalto em fazer uma limpeza nos quadros das Forças Armadas. “Tudo o que sair de informação de militares envolvidos em articulações golpistas será usado para tirá-los. O Exército funciona na base da fidelidade, da hierarquia. É assim que raciocinam os legalistas do Exército: não dá para manter quem está disposto a romper a hierarquia. E o golpista é, antes de tudo, alguém que está disposto a romper a hierarquia”, ressaltou o jornalista.

Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo