BRASIL

Lula lança Minha Casa, Minha Vida com biblioteca e “zona viva” e quer replicar modelo no resto do país

"Saio daqui com a ideia de que é possível a gente fazer cada vez mais coisas de qualidade para o povo”, disse o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta sexta-feira (11) da entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em Fortaleza, no Ceará. O empreendimento foi entregue com biblioteca, uma sugestão de Lula, além de uma “zona viva”. Ao todo, são 1.296 apartamentos divididos em 81 blocos de quatro andares, com quatro unidades por pavimento.

Lula comemorou a entrega das unidades com a biblioteca, que segundo ele, prova que é possível trazer cada vez mais qualidade de vida para a população beneficiada. “O que eu vi hoje aqui nesta zona viva e nesta biblioteca é o mínimo de respeito que os governantes têm que ter para com as pessoas mais necessitadas. Tudo aquilo, todos aqueles brinquedos para as crianças, a biblioteca, a área de computação, tudo, custou apenas R$500 mil. Portanto, é plenamente possível que todo conjunto habitacional tenha não apenas as quatro paredes para as pessoas morarem, mas tenha também área de lazer e conforto fora de casa para vocês poderem morar e serem tratados com decência e respeito. Saio daqui com a ideia de que é possível a gente fazer cada vez mais coisas de qualidade para o povo”, disse.

“Eu tenho noção da alegria e da emoção quando vocês recebem as chaves de uma casa e passam a ter consciência de que finalmente vocês bão ter um teto seguro, que é de vocês. Ali vocês vão criar os filhos de vocês, eles vão fazer amizades com os vizinhos, vão criar sua turma e nós aprendemos a fazer uma coisa a mais: a biblioteca, para que as crianças não desaprendam a ler e para que as crianças aprendam a ler e viajar pelo mundo dos livros, que aumentam nosso conhecimento e nossa cultura. Mas aqui foi feito mais: uma zona viva, que é para criar espaço para as crianças brincarem. Brincar não é coisa só para criança rica. O Estado tem que garantir a cada criança deste país o direito de ser feliz, de brincar, de estudar. É o mínimo que a gente pode fazer”, completou o presidente.

Lula também destacou o compromisso assumido pelo governo de construir 2 milhões de unidades habitacionais até 2026, e disse que essa marca pode ser superada. “Nós assumimos o compromisso de construir 2 milhões de casas, e só faltam dois anos e três meses para terminar o meu mandato, Jader [Filho]. Você trate de trabalhar, porque nós queremos fazer mais do que as 2 milhões que nós prometemos. E agora é casa com zona viva, é casa com biblioteca e eu estou dizendo para ele: está chegando o dia que a gente vai fazer uma piscininha, para os filhos dos pobres terem o prazer de nadar. Essas coisas não custam muito caro”, afirmou.

Por fim, o presidente voltou a destacar a reconstrução do país após os desmontes promovidos pelas gestões anteriores. “Historicamente quem governou esse país ao longo de 500 anos acha que a gente gosta de ser pobre. Eles acham que ser pobre é bonito. E é preciso a gente dizer para eles que ninguém gosta de ser pobre, de ganhar pouco, de morar mal, de comer marmita gelada como eu comia. A gente quer viver bem, quer se vestir bem, comer bem, quer ganhar bem, quer morar bem, quer que o filho da gente viva com alegria, brincando sem medo de uma bala perdida, sem medo da violência. E esse país pode ser construído. E nós estamos há um ano e nove meses reconstruindo a ‘desgraceira’ que uma praga de gafanhotos que passou deixou nesse país”, criticou.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo