Lula lamenta a morte de Cacá Diegues: “representa a luta de nosso cinema”
O cineasta, um dos principais nomes do Cinema Novo, morreu na madrugada desta sexta-feira (14)
O cineasta Cacá Diegues, um dos principais nomes do Cinema Novo, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro e o presidente Lula emitiu um comunicado oficial lamentando o falecimento.
“Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Cacá Diegues, que durante sua vida levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo.
Ganga Zumba, Xica da Silva, Bye, bye Brasil, e, mais, recentemente, Deus é Brasileiro mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade. E representam a luta de nosso cinema, que sempre se reergueu quando tentaram derrubá-lo. Meus sentimentos aos familiares, colegas e fãs do grande Cacá Diegues”, disse o comunicado.
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió, em 19 de maio de 1940, e mudou-se para o Rio de Janeiro ainda na infância. Criado no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense, teve sua juventude marcada pelo engajamento cultural e político, que mais tarde influenciaria sua trajetória no cinema.
Diegues morreu em decorrência de complicações cirúrgicas.
Com Brasil 247