Lula inaugura barragem no RN e celebra benefício para 290 mil pessoas: “Redenção de um povo”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Jucurutu, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, para inaugurar a Barragem de Oiticica. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (19), foi celebrado juntamente com a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).
A obra desta barragem foi iniciada em 2013 e, após 12 anos, chegou ao fim para a alegria dos moradores da região. Segundo o presidente, este é um momento de redenção. “Porque isso é a redenção de um povo que durante 300 anos padeceu por falta d’água, padeceu por conta da seca”, disse Lula durante a coletiva de imprensa.
O Governo Federal afirmou que 294 mil pessoas serão beneficiadas pela obra, em 22 municípios no total. O planejamento para a construção do complexo não é recente, há 72 anos o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) elaborou o projeto que, ao todo, teve um investimento de R$ 765.988.792,33 na obra.
“Possivelmente seja a maior ou a segunda maior obra hídrica do mundo, não só porque fez um canal grande, mas porque esse canal faz água pelo estado da Paraíba, pelo estado de Pernambuco, pelo estado do Ceará e pelo estado da Bahia, ou seja, e tornou muitos rios que estavam secos terrenos e tornou muitos açudes, que ficavam vazios por uma parte do tempo em açudes cheios, para garantir que as pessoas tenham água para beber”, declarou o presidente.
A Barragem de Oiticica pertence faz parte das obras que compõem o Complexo de Oiticica, que ainda possuem outras duas para serem finalizadas: a Agrovila de Jardim de Piranhas e de São Fernando, com 64,02% e 79,66% de conclusão, respectivamente.
Outras três obras já foram entregues, sendo elas a Tomada D’ÁGUA do PISF, o Reassentamento Urbano e a Agrovila de Jucurutu.
“Ainda falta pouquinha coisa, mas eu tenho certeza que quando terminar o meu mandato em 2026, toda a transposição estará concluída e 12 ou 13 milhões de nordestinos que moram no semiárido não vão fazer mais o que eu fazia quando eu tinha 7 anos de idade”, prometeu o presidente.