INTERNACIONAL

Lula envia Celso Amorim com recados para Venezuela e Guiana em reunião sobre Essequibo

O embaixador e assessor especial do presidente Lula (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim, deverá enviar uma série de mensagens aos presidentes da Venezuela e da Guiana, Nicolás Maduro e Irfaan Ali, na reunião que deverá discutir a crise entre os dois países envolvendo a região de Essequibo, área rica em petróleo e minérios localizada em território guianense, mas reivindicada pela Venezuela.

Segundo a coluna do jornalista Ricardo Noblat, do Metrópoles, “Celso Amorim deve, na ausência de Lula, repassar dois recados diferentes aos países. O assessor deve mostrar à Venezuela que o Brasil não vai defendê-la em caso de ‘medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação’. O Brasil deverá, portanto, adotar uma posição dura contra o conflito”.

Ainda conforme a reportagem, Amorim também deve enviar à Guiana a mensagem de que o governo Lula acompanha de perto a situação, mas não acredita na possibilidade de um conflito armado na América do Sul. Apesar do convite para participar do encontro, Lula não poderá comparecer devido a compromissos já agendados anteriormente.

A reunião para discutir o aumento da tensão na região fronteiriça está marcada para a quinta-feira (14) e será realizada no arquipélago de São Vicente e Granadinas, que ocupa a presidência da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo