Lula conversa com presidente mexicano e manifesta solidariedade após invasão à embaixada no Equador
O presidente brasileiro também expressou seu desejo de realizar uma visita ao México ainda este ano, antes do término do mandato de López Obrador
O presidente Lula (PT) teve uma conversa por telefone nesta terça-feira (9) com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. O motivo do diálogo foi a recente invasão da embaixada do México em Quito, Equador, por forças policiais locais, ocorrida na última sexta-feira, (5).
Durante a ligação, Lula expressou sua solidariedade ao presidente mexicano, salientando que o episódio representou uma “grave violação do direito internacional”. O presidente brasileiro assegurou que o Brasil acompanhará de perto o tratamento do tema na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), buscando respostas adequadas e justas diante da situação.
Por sua vez, o presidente López Obrador agradeceu o gesto de solidariedade por parte do Brasil e enfatizou que o México não deixará o assunto passar impune. Além das discussões na CELAC, o governo mexicano pretende levar o caso da invasão da embaixada à Corte Internacional de Justiça, buscando medidas legais para responsabilizar os envolvidos.Além dos aspectos diplomáticos, a conversa entre os líderes latino-americanos também abordou a perspectiva de fortalecer os laços econômicos e empresariais entre as nações.
Conversei, por telefone, com o novo primeiro-ministro de Portugal, @LMontenegropm. Parabenizei pela sua vitória e desejei boa sorte ao seu mandato. Portugal é um país irmão, abriga muitos brasileiros, e que queremos continuar a estreitar laços. Também falei com @lopezobrador_,…
— Lula (@LulaOficial) April 9, 2024
Nesse sentido, o presidente Lula expressou seu desejo de realizar uma visita ao México ainda este ano, antes do término do mandato de López Obrador. O líder mexicano, por sua vez, manifestou grande satisfação em receber a visita do presidente brasileiro, destacando a importância de estreitar os vínculos bilaterais em diversos setores.
Com Brasil 247