ECONOMIA

Lula bate martelo e define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%

Lula bate martelo e define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo e definiu que o governo fixe em 1,97% o teto do juro do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A decisão foi tomada pelo presidente da República durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira (28), no Palácio da Alvorad

O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%. Agora, a posição de Lula será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa. O colegiado se reunirá na tarde desta terça.

Lula se reuniu final da manhã com os ministros Fernando Haddad, Carlos Lupi, Luiz Marinho e com os secretários-executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Gabriel Galípolo, depois que uma reunião no dia anterior terminou em impasse. O tema foi levado para deliberação nesta terça-feira (28).

No dia 13 de março, o CNPS reduziu o teto do juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,7%. A medida contrariou o Planalto e levou bancos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, a suspenderem essa modalidade de empréstimo.

Desde então, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda passaram a articular um percentual intermediário. Ou seja, maior que o 1,7%, mas menor que o 2,14% que valia antes de 13 de março.

Metrópoles

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo