MUNDO

Lula apresentará ao G20 plano de combate e prevenção a desastres naturais

Presidente pretende editar decreto para ativar o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, financiando políticas de prevenção e reconstrução

Como parte das propostas a serem apresentadas na cúpula de chefes de Estado do G20, e em resposta aos recentes eventos no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instruiu os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a reestruturarem o sistema de defesa civil para aprimorar a prevenção, o atendimento e a reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais.

De acordo com apuração da CNN Brasil, essa reestruturação integra um pacote que Lula pretende apresentar como uma das medidas de preparação para extremos climáticos. A proposta inclui a regulamentação do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), a criação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, e a reorganização dos sistemas de defesa civil em níveis municipal, estadual e federal.

A proposta de Lula é editar um decreto para ativar o Funcap, viabilizando o financiamento de políticas de prevenção e reconstrução. Criado em 1969, o Funcap nunca foi devidamente regulamentado.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo