Luiz Couto visita exposição de realidade virtual sobre cotidiano de presos

luiz couto não aos golpistasO deputado federal Luiz Couto, do PT da Paraíba, participou de uma experiência diferente nesta quarta-feira, 8 de novembro, em Brasília. O parlamentar, um dos grandes defensores dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, visitou uma exposição que proporciona uma imersão em realidade virtual, através de óculos especiais. A mostra integra a campanha “Encarceramento em massa não é justiça” criada pela Rede de Justiça Criminal, um coletivo composto por oito organizações não-governamentais de São Paulo, Rio e Pernambuco.

“Parece que estamos mesmo dentro de uma cela. Eu, particularmente, não aguentaria nem um dia naquele lugar. É desumano e degradante”, disse Couto após deixar a exposição.

Muitos visitantes relatam experiências fortes ao retirarem os óculos. Há pessoas que choram e dizem que a exposição faz com que elas se sintam no lugar dos apenados, transmitindo uma noção do drama humano que representa o cotidiano da prisão.

A ideia da exposição é sensibilizar principalmente quem não faz parte da rotina da Justiça criminal para o problema e mostrar que a prisão não é a solução principal para a violência urbana. A Rede argumenta que a Justiça é seletiva e encarcera uma determinada parcela da população: jovens pretos e partos de baixa escolaridade. Além disso, boa parte dos presos poderiam pagar suas penas de maneira alternativa, possibilitando uma maneira mais efetiva de promover a ressocialização e sua responsabilização social.

A reação dos visitantes à experiência imersiva será filmada e um mini documentário será produzido como parte da campanha.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo