Luiz Couto visita exposição de realidade virtual sobre cotidiano de presos
O deputado federal Luiz Couto, do PT da Paraíba, participou de uma experiência diferente nesta quarta-feira, 8 de novembro, em Brasília. O parlamentar, um dos grandes defensores dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, visitou uma exposição que proporciona uma imersão em realidade virtual, através de óculos especiais. A mostra integra a campanha “Encarceramento em massa não é justiça” criada pela Rede de Justiça Criminal, um coletivo composto por oito organizações não-governamentais de São Paulo, Rio e Pernambuco.
“Parece que estamos mesmo dentro de uma cela. Eu, particularmente, não aguentaria nem um dia naquele lugar. É desumano e degradante”, disse Couto após deixar a exposição.
Muitos visitantes relatam experiências fortes ao retirarem os óculos. Há pessoas que choram e dizem que a exposição faz com que elas se sintam no lugar dos apenados, transmitindo uma noção do drama humano que representa o cotidiano da prisão.
A ideia da exposição é sensibilizar principalmente quem não faz parte da rotina da Justiça criminal para o problema e mostrar que a prisão não é a solução principal para a violência urbana. A Rede argumenta que a Justiça é seletiva e encarcera uma determinada parcela da população: jovens pretos e partos de baixa escolaridade. Além disso, boa parte dos presos poderiam pagar suas penas de maneira alternativa, possibilitando uma maneira mais efetiva de promover a ressocialização e sua responsabilização social.
A reação dos visitantes à experiência imersiva será filmada e um mini documentário será produzido como parte da campanha.
Assessoria