Lenine traz show ‘Em Trânsito’ para João Pessoa

Indicado ao Grammy Latino em 2019, o show “Em trânsito”, do pernambucano Lenine chega a João Pessoa. A apresentação será no dia 19 de outubro, no Teatro de Arena, em João Pessoa.  Para abrir a noite, Val Donato e banda sobem ao palco.

O resultado é um repertório de canções que soam novas – sejam elas inéditas ou não. Que Baque É Esse? É o baque do maracatu de bombo fofo, rasgado pelo sax de Carlos Malta, ou é o baque da Intolerância, parceria nova com Ivan Santos que também é costurada por Malta? Seria o baque da desilusão dos nossos sonhos luminosos de nação, como previu com Carlos Rennó em Ecos do Ão, ou o baque da metrópole que nos atropela e nos expulsa, imaginado com Bráulio Tavares em Lá Vem a CidadeNinguém Faz Ideia. O baque talvez seja o próprio devir*, a transformação como certeza única. O que não Virou Areia ainda há de virar, seja o rei ou o pirata de Lá e Lô; seja o índio da estrela veloz e brilhante de Tubi Tupy ou a própria estrela, o sol mais distante observado com Arnaldo Antunes em O Céu É Muito.

Além de perene, o processo é coletivo: o Lenine de Castanho, canção em parceria com Carlos Posada, não chegou sozinho. Ao mostrar as canções inéditas (como Bicho Saudade, em parceria com João Cavalcanti) para a banda, o violão foi dispensado. Melodias e letras, cruas, para que os resultados fossem decifrados em conjunto com Jr. Tostoi, GuilaPantico Rocha Bruno Giorgi. Bruno ainda assina a direção musical, sendo mola essencial dessa engrenagem-organismo. A assinatura da banda é clarividente, consequência da intimidade conquistada por muitos anos de labuta criativa.

Mas há outras sonoridades, como a delicadeza da ciranda Lua Candeia, feita com Paulo César Pinheiro, que ganha ares camerísticos pelas mãos do pianista Amaro Freitas. O parentesco com Ciranda Praieira, da mesma parceria e de semelhante temática, quase não se nota – exatamente pelo que a banda imprime a essa ciranda-dub, gravada originalmente em Labiata. Em Leve e Suave, canção inédita que abre Em Trânsito, Lenine, sozinho em cena, fala de afeto e leveza. Isso só reforça a ironia fina de Umbigo, onde os descaminhos do ego são postos nus sob os gritos distorcidos da guitarra de Gabriel Ventura, que deixa o posto de roadie para integrar a banda. A atmosfera mais surpreendente é a da inédita Ogan Erê, parceria com Lula Queiroga, onde o ponto é montado a partir da superposição de sons feitos com a voz, cama sobre a qual Lenine (com vocal de Bruno) conta como a ancestralidade dos terreiros se transmite desde a infância.

Com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, Em Trânsito é, portanto, o que o próprio nome sugere. É o mar de escolhas que Lenine fez para manter-se atento ao caminho, mesmo sem saber o destino. É o artista recusando-se a ceder à inércia – Eu Sou Meu Guia e o movimento É o Que Me Interessa (música feita com Dudu Falcão). É a iluminação acentuada nas penumbras e contrastes, desenhada por Robson de Cássia e conectada com o meio e o tempo onde foi concebida. É o uso sem pudores de periféricos analógicos na captação do áudio, feita por Diogo Guedes Elton Bozza, para gerar verdade no durante. É uma arte gráfica, assinada por Bruno Tavares Lisa Akerman, igualmente analógica: feita em cianótipo, processo químico de impressão que antecedeu a fotografia moderna, mostra muitos símbolos processuais, como o neurônio, a raiz, o relâmpago – a analogia está na forma e no conteúdo. É, por fim, a deflagração do ímpeto, como descrita na inédita Sublinhe e Revele. Porque o tom é grave e o tempo é breve.

Serviço:

“Lenine  – Em Trânsito” em João Pessoa

Abertura: Val Donato e banda

Data: 19 de outubro de 2018 (sexta-feira)

Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural

Horário: a partir das 20h

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Vendas: Dhom! – Av Edson Ramalho, 183 – Manaíra

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo