GERAL

Lei institui Dia da Poesia na Paraíba, homenageando Augusto dos Anjos

lei augusto do anjos“Toma um fósforo, acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro. A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Essa passagem é do poema Versos Íntimos, um dos mais famosos do paraibano Augusto dos Anjos. O autor, que teve a sua obra marcada pela melancolia e o pessimismo, foi homenageado pela Lei 11.068, que instituiu 12 de novembro como Dia Estadual da Poesia.

 

A propositura é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB) e foi sancionada pelo Executivo Estadual. A matéria estabelece que na Paraíba o Dia da Poesia passa a ser celebrado no dia  da morte do poeta Augusto dos Anjos. O paraibano morreu jovem, aos 30 anos, em 12 de novembro de 1914, em decorrência de uma pneumonia.
“A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um caráter lúdico. A poesia é de extrema importância e  apresentamos essa propositura para a criação do Dia da Poesia, homenageando um dos nossos grandes ícones, que foi o poeta Augusto dos Anjos”, afirmou o parlamentar.
Jutay explicou ainda que durante as comemorações referentes ao dia 12 serão realizadas atividades ligadas ao tema. “Com isso estamos incentivando o despertar pela língua materna em todo o nosso Estado, principalmente, nas escolas e universidades”, destacou.

Augusto dos Anjos – Paraibano nascido no Sapé, Augusto dos Anjos foi um importante poeta brasileiro. Ele deixou a sua marca na literatura pelas inovações temáticas e de estilo e chegou a ficar conhecido como “Poeta da morte”, pela obsessão que nutria pelo tema. “Versos Íntimos” é um dos poemas mais conhecidos do escritor. Augusto dos Anjos tem um único livro publicado em vida, chamado de “Eu”. Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo