GERAL

Justiça do México descriminaliza uso recreativo da maconha

A Suprema Corte de Justiça do México descriminalizou, na segunda-feira (28), o uso recreativo da maconha para adultos. Os antigos artigos de lei que que proibiam o uso da droga foram declarados inconstitucionais.

Logo que a decisão foi aprovada por 8 dos 11 magistrados, o presidente do tribunal, Arturo Zaldívar, afirmou que o momento é histórico para as liberdades. “Depois de uma longa trajetória, esta Suprema Corte consolida o direito ao livre desenvolvimento da personalidade para o uso recreativo da maconha”, disse ele.

Quem quiserem usar maconha pode pedir permissão à Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), e a autorização não pode ser negada. “O que aconteceu em ocasiões anteriores foi que a Cofepris negava estas permissões e era necessário tramitar uma salvaguarda”, explicou Adriana Muro, diretora da organização de Direitos Humanos Elementa.

No entanto, as pessoas não podem comercializar ou ter uma quantidade de maconha superior às 5 gramas, disse Francisco Burgoa, advogado constitucionalista e catedrático da estatal Universidade Nacional (UNAM). “É urgente que o Congresso (controlado pela situação) legisle, mas considero que o presidente Andrés Manuel López Obrador não é favorável pessoalmente”, explicou Burgoa.

A decisão foi anunciada após o término do prazo até 30 de abril que a corte deu ao Congresso para criar leis sobre o assunto. O uso da maconha com fins terapêuticos já havia sido descriminalizado em 2017.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo